Analise da estrategia
“Aquele que se empenha a resolver as dificuldades, resolve-as, antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que suas ameaças se concretizem.”
Sun Tzu
INTRODUÇÃO
A gestão estratégica organiza os contributos que as diversas áreas têm a dar à organização, servindo como linha orientadora à integração dos esforços desenvolvidos pelos vários especialistas, dispersos pela organização.
Sendo a gestão estratégica, uma área do saber que envolve, a análise, a formulação, a implementação e a avaliação da estratégia duma organização, torna-se necessário o desenvolvimento duma estratégia apropriada e baseada em todo processo organizacional.
Assim sendo, a análise, formulação, implementação e análise da estratégia da empresa, visa acima de tudo, compreender os objectivos estratégicos da organização, as oportunidades e ameaças, as forças e fraquezas, com vista a sobrepor-se aos concorrentes, criando valores, com base aos diferenciais competitivos.
As finalidades estratégicas têm dois papéis na organização: são alvo a atingir e são o elemento concentrador que permite à organização atingir o alvo. Apesar da sua aparente independência, as finalidades devem ser pensadas sempre com base na situação em que a organização se encontra.
Mais adiante neste tema, trata-se da analise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, conhecida como análise SWOT ou matriz SWOT (traduzida do inglês do inglês, Strenghness, Weakness, Opportunities, Threarts), caracterizada pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas, com as oportunidades e ameaças externas. É desta analise que depende o sucesso da gestão estratégica.
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
A fase de formulação da estratégia tem como ponto de partida a missão da organização e considera que, para cumpri-la, há de se levar em conta os factores externos que são ditados pelos dois níveis de ambiente da organização, e os factores internos da própria