Analise da dieta de uma revista
Departamento de Nutrição
ANÁLISE DE UMA DIETA DE REVISTA
Salvador
2013
Análise da dieta
Para verificar se a dieta analisada alcança os objetivos propostos, selecionou-se um individuo do sexo feminino, de 26 anos, eutrófico e sedentário. O individuo possui uma Necessidade energética estimada (NEE) de 1,795.95 Kcal. Constatou-se que a dieta oferece 1114,06 calorias no dia analisado, o que está inapropriado para o individuo em questão, pois está abaixo da sua NEE.
Houve também algumas inadequações referentes a alguns nutrientes, como o cálcio e Vitamina A, que não possuem valores que suprem as necessidades diárias do indivíduo analisado. O cálcio é importante para manutenção de uma boa densidade óssea, podendo assim, em longo prazo, acarretar malefícios à saúde, como a osteoporose. Observou-se também baixa ingestão diária de vitamina A, sua deficiência pode provocar ressecamento das conjuntivas (xeroftalmia) e a formação de depósitos de células e bactérias (mancha de Bitot). A quantidade de fibra analisada na dieta também se encontra abaixo do valor estimado pela OMS (2003), a fibra é um importante aliado para redução da absorção de açúcares e colesterol, o aumento da sensação de saciedade e a melhora na mobilidade intestinal. Aos demais nutrientes não se observou inadequações.
O fato de que a NEE analisada está acima da quantidade de energia oferecida pela dieta em questão, causará a perda de peso corporal, pois poderá provocar em longo prazo uma desnutrição protéica energética.
É relevante destacar a importância do valor energético de cada refeição e a sua comparação com os valores de referência. Na dieta analisada, o café da manhã apresentou-se abaixo da recomendação, porém não foi uma diferença significativa. Os lanches da manhã e da tarde ultrapassaram as necessidades de ingestão diária para essas refeições, chegando a atingir o