Analise critica situação economico financeira
ALUNA: HELEN CRISTIANE DE SOUZA
ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA POR CLASSIFICAÇÃO SETORIAL: UMA LEITURA DO COMÉRCIO DE TECIDOS, VESTUÁRIO E CALÇADOS DE CAPITAL ABERTO
Sabe-se que as demonstrações contábeis “falam” muito sobre a situação financeira e econômica de uma empresa. Baseado nesta informação, a análise das demonstrações pode mostrar muitos indicadores positivos e negativos sobre a situação das empresas.
Em análise realizada em empresas dos ramos de comércio de tecidos, vestuário e calçados, todas de capital aberto, classificadas por setor, buscou-se mostrar a real necessidade e utilidade da contabilidade, com intuito de mostrar a demanda de informações para os gestores da empresa. Entende-se que a melhor forma de se realizar a análise de uma empresa, é compará-la com outra de mesmo setor de atuação, e mais de um ano de atividade.
O fator de insolvência de Kanitz, tenta classificar as empresas dentro de um “termômetro” que varia de -7 a 7, sendo considerado as situações de solvência, insolvência e penumbra, tabelados respectivamente entre 0 e 7, 0 e -3, e -3 a -7.
Os índices analisados foram os de liquidez seca, liquidez corrente, liquidez geral e liquidez imediata.
O índice de liquidez seca representa a possibilidade de pagamento das obrigações da empresa, descontando os estoques. O índice de liquidez corrente representa a capacidade de pagamento da empresa de suas obrigações no curto prazo. O índice de liquidez geral representa quanto de ativo circulante a empresa possui para cada R$ 1,00 de passivo circulante. O índice de liquidez imediata mostra o quanto à empresa dispõe para saldar os compromissos imediatos e os eventuais. Considera-se indicado o resultado maior do que R$ 1,00 (um real) para este índice.
Executada a analise baseado nos índices de liquidez e no fator de insolvência de Kanitz, nos anos de 2005, 2006 e 2007 nas empresas, chegou-se a algumas conclusões:
Em quase todos os indicadores, inclusive no fator de