analise critica ao filme gattaca
ESCOLA ESTADUAL HELBER VIGNOLI MUNIZ
TRABALHO REFERENTE À DISCIPLINA DE FILOSOFIA, TENDO COMO BASE, A RELAÇÃO DO FILME GATTACA COM A TESE DE EUTANÁSIA.
ALUNA: Yasmim Ferreira
TURMA: 1332
DATA DE ENTREGA: 05 de maio de 2014
SAQUAREMA-RJ
Gattaca- A experiência genética é um filme produzido em 1997 que trata de uma sociedade adepta da eugenia, que é a descriminação de indivíduos em função de seus genes. O filme é baseado no seguinte enredo:
"Não só acho que devemos interferir na mãe natureza, como acho que é isso que ela deseja."
Williard Gaylin
O filme se passa num futuro não muito distante, numa época em que as pessoas são divididas em duas castas, válidos e não-válidos. Os válidos são as pessoas geneticamente bem sucedidas, com características consideradas favoráveis, indivíduos que foram gerados em laboratórios por inseminação artificial, os embriões são selecionados e eles utilizam a engenharia genética para aprimorá-los, retirando destes, características indesejáveis, tais como: doenças neurológicas e cardíacas, calvície precoce, miopia, entre outras. Os não-validos são aqueles que foram gerados de forma natural, pelas combinações dos genes de seus pais, e nesses casos podem haver possíveis imperfeições.
O protagonista o filme é Vincent Freeman e ele é um não-valido, que sofre com as descriminações da sociedade como todos os outros de sua casta. Os indivíduos são pré-determinados desde o nascimento por seus genótipos desde o nascimento, eles definem quem você é, onde pode andar com quem pode conviver, e onde pode ou não trabalhar. As entrevistas de emprego são feitas através do sequenciamento genético do candidato, o que definirá se ele ira ou não conseguir a vaga, não é sua desenvoltura, e sim através do exame do seu código genético.
No universo do filme a eugenia é a regra, é considerada essencial para que alguém tenha validez na sociedade, porem Vincent não considera isso justo, seu