Analise contábil
A Análise Contábil como suporte ás decisões das empresas, consiste em se abordar um problema ou objeto a partir da decomposição de um todo ou de partes maiores A análise das demonstrações contábeis é o caminho para se conhecer o comportamento dos capitais. Uma análise deve-se processar através de “relações”, pois, é assim que em todas as ciências se procede. O conhecimento sobre a movimentação do capital nas empresas é tarefa contábil de rara importância na orientação das decisões administrativas. A análise, assumindo a verdadeira importância que deveras possui, deve inspirar-se em confiáveis informações, estas que no mundo atual estão às vezes ameaçadas face à má qualidade de algumas normas contábeis, estas não apoiadas em critérios científicos. O objetivo da análise de balanço é oferecer um diagnóstico sobre a situação econômico-financeira da organização utilizando-se dos relatórios gerados pela contabilidade financeira (balanço patrimonial e demonstração do resulto do exercício) e de outras informações necessárias à análise relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.
A constituição formal das empresas e análises das demonstrações contábeis
Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.
A concepção de uma empresa,seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que irão engendrar a organização e o conseqüente desenvolvimento da empresa, os princípios