Analise comparativa referente a interpretação dos atores em filmes americanos e novelas
Analise da atuação dos atores Joaquin Phoenix no filme Walk The Line interpretando Johnny Cash e Osmar Prado na novela O Clone, interpretando Lobato.
Grupo:
Victoria
Lu
Gustavo
Gustavo
João Fernando
Foram escolhidas quatro cenas para serem analisadas, sendo duas do filme Walk The Line e duas da novela O Clone. O motivo da escolha dessas cenas é que elas formam dois grupos de mesma temática. Duas cenas em quais os atores interpretam estar fazendo uso de drogas e tendo uma overdose, e duas em que os atores sofrem uma crise de abstinência. Nas cenas do uso de drogas fica bem claro como a novela tem uma atuação muito mais explicita, dá se uma maior importância a mostrar o personagem comprando a droga e consumindo a droga. A reação dele é um tanto espalhafatosa, ele corre pela rua tira a roupa, e ao sofrer uma overdose, se joga no chão com a língua pra fora gemendo. Já na cena do filme Walk The Line, a forma de mostrar que o personagem está sob influencia de drogas é através da expressão do ator, que apesar de não estar correndo se despindo, se mostra claramente alterado e acelerado, com o rosto suado e olhos arregalados. Mas sem mostrar o uso explicito da droga. Quando sofrendo overdose, o personagem parece estar fora de si, anestesiado, até mesmo sorrindo.
Nas cenas de crise de abstinência, na novela a forma de se mostrar isso é através exclusivamente de um dialogo exagerado e exaltado, aonde o personagem diz que mataria e se prostituiria por droga, e fica repetindo que mataria excessivamente. Na cena do filme Walk The Line, a forma que é usada para representar a crise de abstinência é mostrando o personagem sofrendo em silencio em sua cama, sofrendo ate alguns “flashbacks”, com elipse de tempo para mostrar que o personagem sofreu durante um longo período.
Conclusão: A diferença nas duas atuações se dá por diferentes motivos, mas o motivo mais claro é graças à audiência de novelas na televisão brasileira, que se dá