analise clinica
As instalações nas quais se fazem os exames químicos e microscópios do sangue, outros líquidos do organismo e tecidos são chamados de laboratórios clínicos. Estes laboratórios encontram-se inseridos em varias organizações, sejam governamentais sejam privados. O laboratório clinico pode ser grande, oferecendo serviços sofisticados e empregando muitos profissionais habilitados, ou pode ser pequeno,com apenas um empregado.
O laboratório clinico é um local de trabalho dinâmico. Muitas mudanças estão ocorrendo na medida em que os papeis do pessoal do laboratório clinico estão se redefinindo e a tecnologia avança. A necessidade de contenção de custos para prover os serviços de saúde e a promessa de maiores mudanças nos nossos sistemas de fornecimento de serviços de saúde significa que os laboratórios deverão ser flexíveis no ajuste de suas tendências do futuro.
A informação obtida das analises é usada no diagnostico e tratamento das doenças, bem como a manutenção da saúde.
I. TIPOS DE LABORATÓRIO CLÍNICO
Os laboratórios médicos ou clínicos podem ser colocados em dois grandes grupos: laboratórios de hospitais e laboratórios não hospitalares. Ainda que muitas pessoas relacionem o laboratório ao hospital, existem laboratórios em clinicas medicas, centros médicos, consultórios médicos, consultórios veterinários, repartições do governo e em instalações militares.
I a .Laboratórios Hospitalares
Existem laboratórios clínicos em hospitais privados e públicos, alem de hospitais das forças armadas.
O tamanho do laboratório desses hospitais depende basicamente do tamanho do hospital. Um laboratório de um hospital de 100 leitos (pequeno) talvez execute apenas técnicas mais rotineiras. Exames mais complexos ou menos solicitados são enviados a laboratórios e /ou hospitais maiores.
Em um laboratório de tamanho médio (cerca de 300 leitos), exames de rotina alem de alguns testes mais complexos são executados. Somente os testes mais