analise bunge
A empresa Bunge investe na logística para suportar o crescimento das exportações, por meio de estrutura de armazenagem, transbordo intermodais e terminais portuários. Além de contribuir para acessibilidade dos mercados ,consequentemente participa do desenvolvimento social e melhoria a vidas das pessoas.
A palestra falou sobre commodities na logística onde o movimento de mercadorias é muito grande, onde tem mais qualitativo na logística do que quantitativo. Na empresa ele utilizam sempre o planejamento pois precisam planejar para que a logística funcione de acordo com o esperado, frisa que a gestão de pessoas é muito importante para empresa.
No Brasil sobram portos, porém mal operados o que falta é organização, planejamento, estratégia e pessoas capacitadas para que não haja atrasos na entrega das mercadorias, fora toda burocracia na alfândega que precisa melhorar. Hoje cada custo adicional rouba um pouco mais de competitividade e a muita concorrência.
A logística apresenta os desafios mais diversos como integridade, abertura , confiança, trabalho em equipe, empreendedorismo, cidadania. Logística é uma área que entrega tudo. Uma empresa que planeja tem menos burocracia ,menos despesas evitando o mal planejamento ,falta de manutenção entre outros problemas.
A Bunge não investe na logística ela investe na produtividade onde nenhum ativo fica parado, a solução neste ativo é corta os armazém e fazer com ele esteja sempre girando. Ter sempre rotatividade agregar mais ativo e diminuir custos. Otimizar logística é também encontrar o compromisso entre a eficiência e a estratégia. A gestão para Excelência operacional pode ser o desdobramento em binômio custo x eficiência de uso na logística.