Analise ambiental do setor de padarias da rmc
CONCORRENCIA: De certa forma, a concorrência é grande neste ramo, porque temos vários estabelecimentos que oferecem alguns produtos que antes eram ofertados apenas por padarias, como por exemplo, mercados, lanchonetes, conveniências de postos de combustível e farmácias, que vendem pão de forma, leite, entre outros substitutos.
FORNECEDORES: o mercado de Curitiba e de sua região metropolitana, possui a vantagem de estar próximo dos fornecedores de trigo, porém, para esse ramo em especifico, se houver falta de trigo, ira prejudicar a todos, repassando isso aos consumidores.
LOCALIZAÇÃO: segundo dados do sebrae, as pessoas não se “andam” mais de 5 quadras de suas residências, para comprar pão. Isso explica o fato de existirem varias padarias, mesmo que pequenas, em um mesmo bairro. Hoje encontramos padarias no centro, fato não muito comum alguns anos atrás, isso devido a mudança de cultura e padrão de vida das pessoas, que costumam sair do trabalho e já levar algo para comer em casa, ou para aquele cafezinho no intervalo do expediente.
DIVERSIFICAÇÃO: Para que as padarias mantenham um fluxo mais ou menos em equilíbrio, muitas padarias servem refeições no horário de almoço, que significava uma baixa na demanda nesse horário. Assim elas diversificam seus produtos, e tem o estabelecimento com movimento de clientes o dia todo. Outras forma, é a venda por exemplo, de jornais e revistas, doces de bomboniere em geral, encomendas, entrega dessas encomendas, coffe-breack’s empresariais, eventos em geral.
CAPACITAÇÃO: Esse fator, é considerado, por muitos empresários do ramo, como uma ameaça. Atualmente falta mão-de-obra capacitada e comprometida. Porém, para quem consegue um equilíbrio entre esses dois fatores, com certeza sai na frente dos concorrentes.
VIOLENCIA: Outro fator comum relacionado à ameaça na grande Curitiba. Dependendo da localização do estabelecimento, acaba tendo que