Analisando o grupo pão de açucar
Carlos Eduardo de Barros
Gerson Alexandre Seccato
Gustavo Lopes Pereira
João Eduardo H. Rodrigues
Manassés Freire da Silva
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
Turma: GFCA 10
Anáalise Financeira do Grupo Pão de Açúcar
Analise Econômica Financeira
Profº Domingos Rodrigues Pandeló Junior
16/10/2010
Histórico do Grupo Pão de Açúcar
Em 1948, o Sr. Valentim dos Santos Diniz, inaugura a doceira Pão de Açúcar, localizada na Av. Brigadeiro Luis Antonio, São Paulo. Esta doceira oferecia serviços de Buffet além de grande variedade em produtos artesanais com balas de café, bolos, pães e salgados entre outros. O sucesso desse empreendimento possibilitou a expansão do mesmo, com novas lojas do mesmo formato.
Decorrido sete anos de experiência neste tipo de negócio, o Senhor Santos percebe a crescente mudança e novas necessidades da população.
Diversifica o ramo de atuação com a abertura do primeiro supermercado Pão de Açúcar, sendo adotado o sistema de auto-serviço, ao final da década de 1960, o grupo Pão de Açúcar contava com 50 lojas em 17 cidades de São Paulo, e em 1970 inaugura sua primeira loja no exterior na cidade de Lisboa em Portugal.
Em 1971 ocorre o lançamento da Marca Jumbo, primeiro hipermercado do grupo Pão de Açúcar, com enorme variedade de produtos, em loja ampla com estacionamento para clientes.
Em 1976, o grupo adquire a maior rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país, a Eletroradiobraz, que mais tarde resulta na divisão Eletro.
Ainda nessa década, investe em outros ramos de atividade, como restaurante, turismo, lanchonetes, pesca, veículos, etc. e continua com diversas aquisições em diferentes estados brasileiros.
Além dos supermercados Pão de Açúcar e dos hipermercados Jumbo, novos formatos de loja são incorporadas na década seguinte: Sandiz - lojas de departamento, o Minibox, mercearias de desconto, o Superbox, loja depósito e o Peg &