Analisando o contexto empresarial
2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS
Nos dias atuais são muitas as situações em que a matemática e a informática estão presentes na nossa vida. Além de conhecer o funcionamento de um computador é necessário saber usar as fórmulas matemáticas existentes em planilhas como no Excel, que irá nos ajudar a resolver operações matemáticas que no papel ou em calculadora demorariam ou seriam impossível de se calcular, mas que no computador se resolve em segundos.
Essas operações matemáticas como porcentagem, regras de três, funções, gráficos, etc, são usados diariamente em todos os tipos de comércios, empresas e até no nosso dia, às vezes sem percebermos estamos fazendo cálculos para comprar algo, além usarmos sempre no controle mensal de nossas despesas.
Mas na vida do profissional de contabilidade a situação é diferente, a matemática faz parte de quase todo o seu trabalho, é através dela que se controla o patrimônio líquido de uma empresa, fazendo cálculos de porcentagens e através de planilhas com valores que demonstram o estoque, despesas, imobilizado, contas a pagar e a receber e muito mais. A porcentagem é uma das operações que é utilizada para demonstrar de maneira simples como esta o desenvolvimento da empresa, sendo um referencial para que o administrador saiba qual atitude tomar em sua empresa.
2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES
Os fatores ambientais influenciam muito nas organizações, principalmente o ambiente externo, prejudicando o crescimento das empresas. Entre os fatores externos que influenciam nas organizações está na dificuldade de se encontrar mão-de-obra qualificada, ou se o empresário investe em treinamento para os seus funcionários acaba por perder este para os concorrentes que oferecem benefícios melhores, obtendo assim um funcionário treinado e apto para o trabalho. A dificuldade com a concorrência é grande e às vezes até desleal, com táticas que causam até a falência de certas empresas. Outro fator