Analisando contexto empresarial
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa o esclarecimento e a fixação dos conteúdos abordados em sala de aula bem como de todo material ofertado para aprendizado do curso. Também mostra como é importante que o aluno perceba a necessidade de ampliar seu conhecimento e estar sempre bem preparado no que diz respeito às técnicas e assim superar as dificuldades que por ventura encontre.
Os conceitos básicos são abordados de modo a deixar clara a sua aplicação no dia-a-dia de um gestor para se realizar planejamentos exercendo com firmeza e confiança.
O entendimento de tais conceitos são de extrema importância para que o aluno possa desenvolver e ser bem sucedido nas próximas abordagens sem que haja dificuldades.
A matemática a serviço das empresas.
Para Ilse M. Beuren doutora em contabilidade pela FEA/USP, ‘a contabilidade classifica-se como uma ciência [que] busca entender as relações entre o homem, como agente ativo, e o seu meio de vida. Estuda-se o comportamento dos itens que compõem o patrimônio - objeto da Contabilidade’.
Ainda que a Contabilidade se utilize métodos quantitativos, não podemos confundi-la com as ciências Matemáticas (ou exatas), que têm por objeto as quantidades consideradas abstratas que independem das ações humanas.
Na Contabilidade, as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorreram em razão da ação do homem (MARION, 2003, p. 26).
Portanto, podemos assegurar que matemática e contabilidade são distintas. No entanto, estão intimamente ligadas uma a outra fazendo com que ambas façam sentido lógico em um determinado conjunto de acontecimentos envolvendo uma organização.
O uso da matemática na contabilidade das empresas tem por objetivo construir modelos capazes de simular situações