Anabolizantes
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas , da Natureza e de
Tecnologia
Esteróides Anabolizantes
Efeitos sobre o corpo masculino
Acadêmicos:Edilsir José Ruber
Caxias do Sul , 2014
Esteroides anabolizantes são hormônios sintetizados por laboratório com ação bastante semelhante a testosterona, o hormônio produzido pelos testículos e, nas mulheres pelas glândulas suprarrenais.
A testosterona exerce efeitos designados como androgênicos e anabólicos em uma extensa variedade de tecidos-alvo, incluindo o sistema reprodutor, o sistema nervoso central, a glândula pituitária anterior, o rim, o fígado, os músculos e o coração.
Os esteroides anabolizantes foram inicialmente desenvolvidos com fins terapêuticos, como exemplo, para o tratamento de pacientes com deficiência natural de andrógenos, na recuperação de cirurgias e atrofias musculares, por melhorarem o balanço nitrogenado em estados catabólicos, prevenindo a perda de massa magra e reduzindo o aumento de tecido adiposo, e também, no tratamento da osteoporose, do câncer de mama e anemias.
Entretanto, o uso dessas drogas destacou–se principalmente no meio esportivo, devido às propriedades anabólicas que promovem o aumento de massa muscular, do desenvolvimento de força, da velocidade de recuperação da musculatura e o controle dos níveis de gordura corporal melhorando o desempenho físico sendo que a ação trófica do hormônio exógeno é mais pronunciada do que aquela observada pelos níveis normais de testosterona na circulação.
Embora utilizados por atletas de alto rendimento em busca de melhores desempenhos, os esteroides anabolizantes são considerados drogas proibidas pela Agência Mundial Antidoping-WADA (2006) e classificados como doping. Os esteroides anabolizantes representam mais de 50% de casos positivos de doping entre atletas.
Mecanismos de ação e principais efeitos dos Esteroides Anabolizantes
Os esteroides anabolizantes são drogas sintéticas que