Ana nery
O complexo de golgi é uma organela das células eucariontes, normalmente fica próxima ao núcleo e é formada por conjuntos de sacos amassados e justapostos, chamados dictiossomos. Eles são cercados por vesículas secretoras de vários tamanhos, cada unidade de dictiossomos possuem duas faces distintas, uma face cis (por onde as substancias entram) e uma face trans (por onde as substancias saem). É uma das principais organelas responsáveis pela síntese de carboidratos.
Foi descoberta em 1898 pelo citologista italiano Camilo Golgi, suas principais funções são: armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substancias para dentro e fora da célula, também modifica proteínas produzidas pelo reticulo endoplasmático rugoso alterando seu padrão de glicosilação, fosforilação, sulfatação e hidroxilação. O complexo de golgi é bem desenvolvido em células de órgãos com função secretora como: pâncreas, hipófise, tireoide e entre outras, no epitélio do intestino o CG secreta muco rico em polissacarídeo, participa da formação do acrossomo dos espermatozoides e também na formação dos lisossomos da lamela média nas células vegetais.
Veremos adiante como são realizadas cada função e sua estrutura. ESTRUTURA E ULTRAESTRUTURA DO APARELHO DE GOLGI Sua estrutura é composta por pilhas com membranas interligadas que formam as estruturas conhecidas como cisternas, sendo elas: cisternas cis, cisterna media e cisterna trans. As redes golgi cis e as redes golgi trans, são os compartimentos de entrada e saída do CG respectivamente.
REDE CIS; é constituída por membranas, obtendo uma forma de cisterna sendo responsável pelos arranjos da membrana no processo de brotamento e na passagem de vesículas.
REDE DE GOLGE TRANS: é o local em que as substâncias saem para outros compartimentos celulares ou extracelulares.
CISTEMA CIS; está perto do RE e tem um formato arredondado.
CISTERNA MEDIA; localiza-se entre a cisterna cis e a cisterna media e são bastante