Ana Neri
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
1 Periodo
ANA NÉRI
CAMPINA GRANDE DO SUL - 2014
Sumario
Introdução
Origem da enfermagem:
O tratamento do enfermeiro depende estreitamento do conceito de saúde e de doença.
Depende ainda mais, dos sentimentos de humanidades que nos levam a servir nosso semelhantes, principalmente quando o vemos sofredor e incapaz de prover as próprias necessidade.
Eis porque no mais remotas eras, podemos imaginar a mão como primeira enfermeira da família.
No começo acreditava-se que as doenças eram um castigo de Deus ou efeitos diabólicos .Os povos primitivos recorreram aos sacerdotes ou feiticeiras , acumulando estes as funções de médicos , farmacêuticos e enfermeiro. Para isso os meios eram variados : massagens , banhos , purgativos , substância provocadoras de náuseas.
Com o tempo o sacerdote-Médico adquiriu conhecimentos práticos de plantas medicinais e a delegar o preparo e a administração de remédios.
O povo Egípcio foi que nos levou a mais remotas, documentos sobre medicina no ano de 4,688 Ac.ao 1.552 da mesmo era. Foram escritos 6 livros sagrados onde se acha descrito a medicina praticada pelo Egito.
Um dos mais antigos documentos e o do manuscrito de Imhotep, primeiro autor que mencionava o cérebro e seus controles sobre o corpo.
O papiro de Leide só aborda a medicina do ponto de vista religioso , acontecendo a praticas de estudantes, futuras sacerdotes-médicos e ambulatórios gratuitos.
Encontrasse documentos da índia no século VI .a.C nos dão conhecimentos hindus, em medicina e enfermagem.
Nessa época Já conheciam e descreviam ligamento, vasos linfáticos, músculos, nervos e plexos.
Faziam suturam amputações e corrigiam fraturas.
Ainda Não se cogitava a ideia de um