An Lise Tem Tica EDUARDO E Roberto Corrigido
ANÁLISE TEMÁTICA
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
PIZZA
RONDONÓPOLIS – MT
2014
Produção da Pizza
Trabalho de análises temáticas apresentado no curso de habilitação técnico em Automação Industrial, como requisito para nota parcial na disciplina de Comunicação oral e escrita.
Orientador: Paulo Cesar Junior
Nota 9
RONDONÓPOLIS – MT
2014
Sumário
1 – Introdução.
2 – Massa.
3 – Molho.
4 – Mussarela.
5 – Azeitona
6 – Pizza; congelada ou artesanal.
7 – A pizza no Brasil.
8 – Bibliografia.
INTRODUÇÃO
A pizza é considerada o alimento mais consumido no mundo, sendo que o Brasil é o segundo país onde mais se come pizza ficando somente atrás dos Estados Unidos, São Paulo é o estado que mais consome esse produto.
Ninguém sabe ao certo de onde surgiu a pizza, segundo Wikipédia, 2014:
A pizza começou com os egípcios.2 Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália. Ao contrário do conhecimento popular e do fato ser considerada tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5 000 anos. A massa era chamada de "pão de abraão", era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de piscea. Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e, por causa das cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo, em seguida, incrementada, dando origem à pizza que conhecemos hoje.
PIZZA
Pizza1 (também grafada piza em Portugal) é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com molho de