An Lise SWOT
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Administração Professor: Fabio Cerqueira
Análise SWOT
Análise ou matriz SWOT é um método criado na década de 60 e se tornou um instrumento de suma importância no mundo de formulações de estratégias empresariais. Ela consiste em identificar e analisar os pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais a empresa esta exposta. Este tipo de analise é separado em duas partes, a análise do ambiente interno e a análise do ambiente externo. Análise do ambiente interno é a etapa onde serão identificados os pontos fortes e os fracos da instituição. A análise do ambiente externo se refere as situações que estão fora de controle da empresa que seriam as ameaças e as oportunidades.
Este método deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico sempre levando em consideração o ambiente que envolve a empresa ao todo (interno e externo).
Para se obter uma análise precisa deve-se levantar o maior número possível de itens para cada área de interesse empresarial. Estas áreas envolvem as força, fraquezas, ameaças e oportunidades.
Forças: Esse item seria o ponto forte da empresa. É a parte que se refere as vantagens que a empresa possui perante a concorrência. As vantagens são diversas, exemplos: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira.
Fraquezas: Esta parte se refere aos pontos fracos da instituição que podem prejudicar a mesma de alguma forma. Exemplos: alto custo de produção, má imagem, marca fraca.
Ameaças: são situações externas que influenciam negativamente a empresa podendo atrapalhar o resultado que se busca. Estes acontecimentos normalmente estão fora do controle da empresa. Exemplos: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais.
Oportunidades: Ao contrario das ameaças as oportunidades influenciam positivamente a empresa. Da mesma forma que as ameaças os