AN LISE SOBRE CIDADANIA
CAMPUS DE VACARIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
UNIVERSIDADE E SOCIEDADE – UCS0100BA
DOCENTE SÉRGIO FAORO TIEPPO
ADMILSON ENDRES
ANÁLISE SOBRE CIDADANIA: CONCEPÇÕES NUMA SOCIEDADE DE MERCADO
Parece impressionante, mas a humanidade chegou em um ponto que o indivíduo vale pelos bens e status que tem. É discrepante verificar que em um mundo onde se fala tanto em igualdade e combate as discriminações diversas que ocorrem, seja alvo de tanta desigualdade social, de direitos e até mesmo de deveres. Quando menos o ser humano possui, menos ele vale perante o atual cenário social.
A discriminação e a exclusão social acabam causando uma desigualdade muito evidente, sendo o indivíduo privado de fazer parte do cenário social, político e até mesmo ser reconhecido como atuante na comunidade onde deveria estar inserido.
Embora desde os primórdios dos tempos esta situação seja evidência, ainda as ações e situações atuais espantam, devido ao grande destaque que o tema recebe na mídia, onde políticos falam constantemente que todos somos iguais, que as leis são feitas para defender e punir quem merece. Fato este que não se observa no cotidiano. Não adianta pregarmos uma cidadania igualitária se fechamos os olhos para as discriminações e desigualdade, não adianta pregarmos moral que não cumprirmos, se queremos fazer valer nossos direitos como cidadãos devemos respeitar todos os demais indivíduos de forma igual, com respeito a sua individualidade, as suas condições, os seus acessos sociais e o valor que o mesmo possui para gastar de forma desordenada ou sobreviver.
Um fator gerado pela inexistência de uma cidadania igualitária é o crescente número de casos violentos, envolvendo drogas, assaltos e homicídios, ações ocasionadas justamente pela desigualdade social do indivíduos, que acabam sujeitos a marginalização, o que afeta toda a sociedade de forma negativa, não produtiva.
Para mudar este cenário tem-se que iniciar aceitando o que é diferente, que