An lise de Valor escrito
Moncorvo: Capa, Índice e Contexto Histórico
O surgimento da análise de valor (AV) está ligado ao esforço de pesquisa por novos materiais, de mais baixo custo e mais fácil obtenção, em substituição a materiais que se tornaram escassos durante a II Guerra Mundial. Os objetivos principais naquela ocasião eram descobrir materiais alternativos, visando à redução de custo sem comprometer a qualidade do produto. Com o passar dos anos, a AV se consolidou e incorporou uma variante, a Engenharia de Valor (EV).
A análise do valor teve origem nos anos 1940, como resultado da aplicação de conceitos desenvolvidos por Lawrence D. Miles que, na época, era engenheiro do departamento de compras da General Eletric Co. Durante a guerra, o governo dos Estados Unidos determinou que matérias-primas nobres como níquel, cromo e platina fossem reservadas para uso da indústria de material bélico ou de interesse militar. Isto fez com que a indústria, em geral, sentisse a necessidade de encontrar materiais alternativos para manter-se em funcionamento. Miles, aplicando raciocínio lógico e conceitos por ele desenvolvidos, obteve importantes resultados, pois conseguiu redução de custos e melhorias tanto na qualidade como no desempenho dos produtos analisados. Terminada a guerra, Miles estendeu a aplicação desses conceitos para a concepção de produtos, com o intuito de substituir as soluções tradicionais por outras mais econômicas.
Os conceitos desenvolvidos por Miles, originaram-se com a seguinte questão: “Como encontrar materiais mais baratos que apresentem a mesma função daqueles atualmente utilizados?” Miles observou que, enquanto reduzia os custos, mantinham-se ou melhoravam-se as funções desempenhadas pelos produtos analisados, e isso o levou a obter um maior valor para quem produzia tais produtos. Com o acúmulo de experiência, Miles concluiu, após estudos sobre a redução de custos: “O uso dos padrões convencionais sufoca a imaginação e restringe o campo de