América latina antes da i guerra
A importação dos países cai pois entram em um processo de industrialização. Deixam de comprar para produzir.
Fim da 2º Guerra:sindicatos crescem, a democracia começa a tomar força. Porém, os proprietários de terra não foram atingidos pela guerra e ainda possuíam um certo poder político e, os sindicatos eram fracos. A democracia recua.
EUA: 1898 e 1934 Fez 30 intervenções militares em 9 países das Américas.
A preocupação deles não é a democracia e sim observar e agir caso houvesse comunistas.
Plano Marshal- plano de ajuda norte americano à Europa. Injeção de $ na Europa. EUA dependia muito das compras que a Europa.
Revolução Cubana(colônia espanhola)
4 anos será governo militar americano e institui-se a Emenda Platt: limitava a liberdade do governo de contrair dívidas, formar alianças militares, exigia a concessão de base aos EUA(Guantánamo), garantia direito de intervir em Cuba para proteger a vida e a liberdade individual e a propriedade.
Guerra Fria: revolução cubana e grande depressão:
Queda do valor da safra de açúcar. U$ 199 milhões para U$41 milhões em 3 anos.
Os EUA desconsideravam o problema do desenvolvimento dos países latino-americanos. Quando implantou o plano Marshal, havia interesse na região da Europa.(havia uma dependência)
A América Latina só alcançou uma relevância geopolítica devido ao impacto da revolução cubana.
Keneddy lança uma aliança para o progresso, lança o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Com essa ajuda, coisas indiscutíveis foram conversadas, como a reforma agrária e fiscal.
O valor das exportações crescia em menor intensidade com o resto do mundo.Uma das caudas é o petróleo em outras áreas subdesenvolvidas, a troca de manufaturados entre industrializados e as deterioração dos termos de troca(preço que ta vendendo/preço que está comprando).Houve uma mudança no comércio internacional, o declínio das fibras naturais e aumento do petróleo. Na