amreica latina

2270 palavras 10 páginas
A América Latina

A América Latina corresponde á porção da América que foi colonizada por Portugal e Espanha. Os países dessa região conservam ainda numerosas características herdadas do período colonial.
Sua economia mantém-se dependente em relação aos centros capitalistas mais desenvolvidos, pois as tentativas de promover o desenvolvimento econômico sempre embarraram em obstáculos de difícil transposição. Apesar dos progressos realizados a partir da II Guerra Mundial, a América Latina encontra-se ainda atrelada aos fluxos da economia internacional, sobretudo do mercado financeiro. Diante disso, podemos destacar os seguintes aspectos como os mais característicos da América Latina:
º o subdesenvolvimento;
º o alto crescimento demográfico;
º imensas parcelas de sua população totalmente marginalizadas do mercado de consumo;
º profundas desigualdades sociais, tanto nos centros urbanos quanto no campo;
º dependência econômica: na verdade, é um dos traços do subdesenvolvimento; torna a economia de qualquer país extremamente vulnerável, pois qualquer crise nos países desenvolvidos ocasiona igual crise nos países subdesenvolvidos.
A luta pela industrialização
O processo de industrialização começou na Inglaterra no final do século XVIII, início do XIX, expandiu pela Europa, Estados Unidos e Japão; foi chamada de Primeira Revolução Industrial. Diante dessa informação, percebe-se que tal processo aconteceu de forma isolada, ou seja, nem todos os países participaram dessa primeira etapa.

Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão.
A crise de 1929 atingiu duramente os países da América Latina, afetando sobretudo o setor de exportações.
No campo de industrialização, porém, a crise de 1929 teve

Relacionados

  • Senhor
    20930 palavras | 84 páginas