Amplificadores de potência
Este trabalho tem como objetivo uma pesquisa de embasamento teórico dos amplificadores de potência Classe AB, Classe C e Classe D. Também será feito uma tabela comparativa, relacionando os amplificadores Classe A e Classe B aos pesquisados.
AMPLIFICADORES DE POTÊNCIA Os amplificadores de potência têm a função de receber um sinal de um determinado transdutor ou fonte de entrada, e fornecer uma versão amplificada desse sinal para um dispositivo de saída ou outro estágio amplificador. Suas características principais são a eficiência de potência do circuito, máxima quantidade de potência que o circuito é capaz de fornecer, e o casamento de impedância com o dispositivo de saída.
Os amplificadores são classificados por classe: Classe A, Classe B, Classe AB, Classe C e Classe D. Basicamente, classes indicam a quantidade que o sinal de saída varia, sobre um ciclo de operação, para um ciclo completo do sinal de entrada.
AMPLIFICADOR CLASSE AB Como o nome indica, é um circuito de amplificação que une características de um classe A e um classe B. No ciclo de operação, a oscilação do sinal de saída ocorre entre 180 e 360° e o rendimento, em termos de polarização, situa-se entre 25% (ou 50 %, utilizando um transformador para ligar-se a carga) e 78,5%. Em amplificações de áudio, os Classe AB são os mais comercializados porque possuem um sinal amplificado com menos distorção que no classe B e mais rendimento que no Classe A.
AMPLIFICADOR CLASSE C A saída de um amplificador classe C é polarizada para uma operação em menos de 180° do ciclo e só operam em circuitos que fornecem um ciclo completo de operação (Circuito tanque L e C) para freqüências sintonizadas ou ressonantes. Este tipo de operação é, contudo, limitado para uso em uma freqüência fixa, como ocorre em circuitos de radiofreqüência (celulares, transmissores de rádio e TV), principal aplicação do Classe C. A operação não é voltada, em princípio, para amplificadores de grandes sinais ou de