Ampliação das Redes Globais e diferentes aplicações nas tecnologias de informação
Na Física, o termo trabalho é utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma força, ou seja, o Trabalho Mecânico. Uma força aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo.
Máquinas Simples: Alavancas
A alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra, um quebra-nozes para abrir castanhas ou uma pinça de confeitaria para pegar um doce você está usando uma alavanca.
As alavancas podem ser divididas em três classes:
Alavancas da primeira classe (interfixas) - o ponto de apoio está entre o ponto de aplicação da força de ação e o da força de resistência;
Alavancas de segunda classe (inter-resistentes) - o ponto de aplicação da força de resistência está entre o da força de ação e o ponto de apoio;
Alavancas da terceira classe (interpotentes) – o ponto de aplicação da força de ação está entre o de resistência e o ponto de apoio.
Atenção! Nenhuma alavanca pode aumentar tanto a força de ação quanto a distância movida, ao mesmo tempo. Quanto maior o braço da resistência menor a vantagem mecânica.
Máquinas simples: Roldanas
Uma roldana é uma roda (ou carretilha) que pode girar em torno de um eixo, tendo um sulco em volta (como um carretel achatado) pelo qual passa uma corda. Trata-se de uma combinação de cordas e polias que permitem trocar força por distância. Por exemplo, a extremidade de um guindaste, uma grua motorizada, a montagem de uma vela náutica e um equipamento de musculação.
Podemos utilizar as roldanas de diferentes maneiras:
Uma roldana fixa muda a direção de uma força
Exemplo: Imagine que você tenha um peso total de 45 kg suspenso por uma corda, como mostrado abaixo:
Para suspender este peso é preciso aplicar uma força dirigida para cima de 45 kg na corda. Se esta corda tiver 30 metros de comprimento e o seu objetivo for levantar este peso até uma altura de 30 metros,