Amper Metro
1. OBJETIVO 2
2. DEFINIÇÕES 2
2.1. AMPERÍMETRO 2
2.2. VOLTÍMETRO 2
2.3. OHMÍMETRO 3
3. RELAÇÃO DOS INSTRUMENTOS COM O CURTO-CIRCUITO E CIRCUITO ABERTO 3
3.1. O AMPERÍMETRÔ E O CURTO-CIRCUITO 3
3.2. O VOLTÍMETRO E O CIRCUITO ABERTO 4
1. OBJETIVO
Definir as funções dos aparelhos, Amperímetro, Voltímetro e Ohmímetro.
2. DEFINIÇÕES
2.1. AMPERÍMETRO
O Amperímetro é o aparelho utilizado para medir a intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa em uma sessão transversal de um condutor. Ele tem como unidade de medida o Ampère.
2.1.1. FUNCIONAMENTO DO AMPERÍMETRO
Para aferir e uma determinada região a corrente elétrica que passa pelos condutores e dispositivos que estejam ligados a eles, é necessário que o amperímetro seja colocador em série com os mesmos, isto sendo feito de uma abertura no circuito no local a ser medido.
O instrumento pode medir correntes contínuas ou alternadas. Em medições de correntes continuas deve-se ligar no pólo positivo no ponto de entrada da corrente convencional para que a deflexão do ponteiro seja para a direita.
Como o aparelho é colocado em sério para aferir a corrente, é importante que o valor da resistência interna do amperímetro seja nula, caso contrário, o aparelho não terá uma medida precisa da corrente aferida.
2.2. VOLTÍMETRO
O voltímetro é o instrumento utilizado para realizar medições de tensão elétrica em um circuito. Unidade de Tensão Elétrica é Volt
2.2.1. FUNCIONAMENTO DO VOLTÍMETRO
Para medir a diferença de potencial entre dois pontos no circuito, coloca-se o voltímetro em paralelo com o local dos dois pontos que se deseja medir. Tanto em corrente alternada ou contínua pode-se usar o voltímetro, dependendo do modelo e da qualidade de cada aparelho.
Para usar um multímetro (instrumento que varias funções, tais como, ohmímetro, amperímetro entre outros) como voltímetro, devemos ter alguns cuidados. Para medir tensão em corrente contínua devemos ligar no pólo positivo da fonte, o pólo positivo do aparelho (V) e