Amostragem
Amostragem é uma sequencia de operações que tem como objetivo retirar uma parte representativa em características, como densidade, teor, distribuição granulométrica, etc. , de um universo. Essa parte representativa é chamada amostra primária ou global. A partir desta, pode-se retirar frações para outros tipos de análises ou ensaios de laboratório, e esta fração é chamada de amostra final ou reduzida, que der ser representativa da amostra global, e consequentemente do todo amostrado.
As várias frações de matéria que são retiradas do todo, são chamadas incrementos, os quais constituem a amostra global. Aproximadamente os incrementos devem possuir mesma massa e serem distribuídos em relação ao todo. Além disso, para que se tenha uma amostra representativa, deve ser tomado o maior número de incrementos possíveis.
Durante a amostragem é possível que não se obtenha uma amostra com as mesmas características de onde o material foi retirado. Isso decorre do fato de que durante as operações podem ocorrer erros de amostragem, como os seguintes:
De operação: está ligada ao operador, por exemplo, a falta de atenção e treinamento.
De segregação: ocorre quando a amostra é constituída por minerais com densidades muito diferentes.
De integração de incrementos: devido à coleta de vários incrementos em fluxos variáveis. Por exemplo, em um incremento cometeu-se erro de operação.
Fundamental: devido a massa da amostra. Isso ocorre porque a massa ideal de amostra seria que englobasse todo material, mas como é retirada apenas uma parte, isso implica um erro.
Com exceção do erro fundamental, os demais erros podem ser minimizados através de técnicas de