amor
O sucesso das organizações se fundamenta em dois pilares: a gestão de pessoas e a gestão do conhecimento. Isto significa, por um lado, uma administração voltada à construção e valorização de profissionais motivados, comprometidos com a utilização de seu potencial para o desenvolvimento e a melhoria do trabalho e, por outro lado, organizar e dispor dos conhecimentos de modo a alcançar os resultados pretendidos.
Meister (1999), Universidade Corporativa “é o guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento e educação de funcionários, clientes e fornecedores, com o objetivo de atender às estratégias empresariais de uma organização”. Ela é o principal instrumento para a operacionalização das grandes mudanças no processo educacional que ocorre nas organizações.
Há várias razões para uma organização desejar criar uma universidade corporativa, como a criação de valores para os funcionários, a criação de uma boa imagem externa para os clientes e uma boa imagem interna.
Surgiu no final do século XX como o setor de maior crescimento no ensino superior. As cinco forças que sustentaram o aparecimento das Universidades Corporativas:
1. Organizações flexíveis - Desenvolvem novas estratégias e se adaptam as novas realidades de mercado.
2. Era do conhecimento - Transforma o conhecimento em competência.
3. Rápida obsolescência do conhecimento - Continuar estudando, para não ficar ‘fora do mercado’.
4. Empregabilidade - Ser capaz de obter e manter o cumprimento de trabalho.
5. Educação para estratégia global - Estratégia/Visão geral da empresa.
Missão, Objetivos e Pressupostos
A universidade corporativa é um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado na gestão por competências.
A missão principal da universidade corporativa consiste em formar e desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios, através de um processo de aprendizagem ativa e contínua.
O objetivo principal de uma Universidade Corporativa é o desenvolvimento e a