Amor
Faculdade de Enfermagem Daniele Silvas Barbosa RA: 3219515378
Jadiana Maria Santos Silva RA: 5222981084
Katiane Pereira de Matos RA: 5627107058
Neli de Toledo Dantas RA: 5212970506
Maria Vilza da Rocha RA: 3715642534
Rosiane Aparecida de Mateus RA: 5670147981
Exame Físico na mulher não grávida
Orientadora: Elisa Torrani
Taboão da serra
2013
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer como realizar o exame físico na enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto a Setembro de 2013. A busca realizada na base de dados feitos pelo grupo.
Com o intuito de orientar a mulher não grávida a importância da prevenção: desmistificar concepções errôneas sobre o exame físico, informar sobre as possibilidades de tratamento mediante diagnóstico precoce, orientar sobre as técnicas de exame de papanicolau, exame clínico e autoexame das mamas. Orientar sobre o conhecimento do corpo por dentro e por fora, aparelho reprodutor e mamas. Trabalhar sexualidade e prevenção do câncer de colo de útero, importância do uso de preservativo, as DSTs, o dialogo com o (s) parceiro (s). Orientar sobre conhecimento do corpo e formas de agravos. Orientações gerais sobre o funcionamento do nosso corpo: os cinco sistemas básicos. Ensinar a conhecer corpo e necessidades do organismo do ponto de vista físico, mental, social e espiritual. Orientar sobre quais as doenças que mais acometem a mulher e como preveni-las: adoção de hábitos de vida saudáveis dentro da realidade do grupo, fatores causais dos principais agravos femininos e prevenção.
Enfim, com o estudo o profissional na enfermagem possibilita a melhora na qualidade da aplicação do exame físico que deve ser realizado de maneira sistematizada, no sentido céfalo-podal através de uma