Amor
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL - II
VANIA APARECIDA DOS SANTOS
POLUIÇÃO URBANA
SOBRE AS ÁGUAS DO PARAIBA DO SUL
São José dos Campos
2009
VANIA APARECIDA DOS SANTOS
POLUIÇÃO URBANA
SOBRE AS ÁGUAS DO PARAIBA DO SUL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - II da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Poluição do Solo,atmosfera e águas continentais.
Orientador: Prof. Ewerton de Oliveira Pires
São José dos Campos
2009
Introdução:
A poluição como sinônimo de Impacto Ambiental representa qualquer modificação das características de um determinado ambiente, tornando-o impróprio para formas de vidas que originalmente o habitavam, afetando nocivamente, direta ou indireta, a vida e o bem estar dos humanos . O presente trabalho tem como objetivo, avaliar a qualidade das águas do Rio Paraíba do Sul, na Região Norte de São José dos Campos, expecíficamente sob a Ponte Minas Gerais no Bairro de Santana, que é um marco no município, pois divide a cidade, afastando-a da Zona Rural e aprocimando-a da urbanização e da industrialização municipal.
A bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul compreende uma área aproximada de 57.000 Km2, abrangendo os estados do Rio de Janeiro (20.900Km2); Minas Gerais (22.600 Km2) e São Paulo (13.500 Km2). Em todo seu curso, são diagnosticados problemas ligados à falta de tratamento de esgoto, à erosão e assoreamento dos corpos d’água, enchentes, pouca cobertura florestal nativa, armazenamento de efluentes industriais de forma precária, disposição inadequada de resíduos, contaminações de solo bem como das águas subterrâneas. Estas situações apavoram a população que contempla