amor
Avelino Lopes, 05 de novembro de 2011.
1 - No decorrer da história a Psicologia foi sendo construída em função das exigências de cada período histórico. Na Antiguidade, basicamente, a partir de Sócrates (469-399), é que podemos considerar as bases teóricas do que viria a ser a Psicologia posteriormente. Como seriam as primeiras constatações do pensamento psicológico passando por Sócrates, Platão e Aristóteles.
Primeiramente vamos refletir que, psicologia significa “estudo da alma”. E foi a partir de Sócrates que a alma passou a ser considerada como parte imaterial do homem, sendo vista, então, como a sede de pensamento, dos sentimentos, da percepção e da sensação. Para ele era importante diferenciar o homem dos animais, e afirmou que os últimos não tinham a razão, características essencialmente humana e que possibilitava ao homem o domínio sobre os instintos, diferentemente dos animais. Segundo o pensamento de Platão, e possível encontrar indícios em vários diálogos escritos por ele: A Republica, Fédon, Fedro, Mênon etc. Ele discutia a imortalidade e a natureza da alma, a linguagem, os processos mantais entre outros temas. Já Sócrates buscou explicar onde ficava a sede da razão no corpo humano, chegando à conclusão de que seria também a sede da alma, a qual estaria ligada ao corpo pela medula, para ele a alma era separada do corpo, tendo natureza imortal. Para Aristóteles a Psicologia passa a ser vista como o estudo dos seres vivos. O primeiro tratado de Psicologia Da anima foi sistematizado por ele. Aristóteles concebia a alma indissoluvelmente ligada ao corpo, não era apenas o homem que tinha alma, mas todos os seres vivos, embora houvesse distinção entre eles.
2 – Trabalhe o surgimento da Psicologia como ciência no século XIX, o clima intelectual da época, o marco do surgimento e o cientista considerado o seu fundador.
Nesse sentido expos consigo novas exigências cientificas