Amor
1 – Financiamento e comercialização
2 – Tecnologia
3 – Desenvolvimento institucional
4 – Informação
5 – Comunicação
6 – Educação e capacitação
7 – Trabalho, emprego e renda
8 – Sustentabilidade ambiental
Neste documento de conclusão do Projeto Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local, esses oito eixos serão abordados individualmente, separando-os para efeito de análise, mas entendendo que grande parte da capacidade de gestão dependerá da habilidade em articulá-los transversalmente.
Desenvolvimento brasileiro
Os oito eixos acima apresentados, integrando nada menos que 89 sugestões concretas e viáveis que foram reunidas no curso do Projeto Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local, constituem uma proposta portadora de forte consistência. Representam a visão abrangente de um conjunto de ações naturalmente interdependentes, que têm como denominador comum justificar e estimular um esforço articulado de apoio à inclusão produtiva na base da sociedade.
Trata-se, é bom frisar, de uma proposta de política nacional de apoio ao desenvolvimento local, e não de uma política federal, pois envolve uma forte articulação com Estados e Municípios, entidades locais e regionais, e diferentes setores de atividade. Não se trata de uma política “de cima”, e sim de uma série de medidas tendentes a reduzir os entraves que hoje dificultam a iniciativa dos próprios agentes locais. Trata-se de liberar forças que existem e que já estão dando provas da sua energia. O leque de ações é amplo, mas as situações em termos de desenvolvimento local são diversificadas. As prioridades serão diferentes segundo as regiões.
É freqüente a visão de que o desenvolvimento só existe quando a escala é gigante, com grandes