Amor
1. Diferencie ponte e viaduto.
2. Faça um desenho mostrando os elementos estruturais principais de uma ponte.
3. Faça um desenho mostrando o tramo de uma ponte. Indicar o vão teórico e o vão livre.
4. O que define a altura livre de uma ponte?
5. Quais são os estudos e determinações previas para projeto de uma ponte?
6. No projeto de uma ponte, para que serve a investigação da MCV?
7. A determinação da cota da face inferior da longarina de uma ponte depende de quais variáveis?
8. O que é considerado como carga permanente no calculo das pontes?
9. Quais são os elementos naturais que provocam solicitações nas pontes?
Os elementos naturais em contato com a ponte (vento, água, terra) exercem pressões sobre a estrutura, originando solicitações que devem ser levadas em conta no dimensionamento da obra.
Em pontes com pilares de grande altura (de 50 a 100m), as solicitações provocadas pelo vento têm grande importância no dimensionamento dos pilares.
Em pontes com pilares em rios sujeitos a grandes enchentes, a pressão da água gera solicitações consideráveis nos pilares, frequentemente agravadas pelo impacto de troncos de árvores trazidos pelas enxurradas.
Os empuxos de terra são produzidos pelos aterros de acesso à obra, dando origem a esforços horizontais absorvidos pelos encontros ou pilares da ponte. Os deslocamentos das fundações, provocados por deformação do terreno, podem produzir solicitações nas obras com estrutura estaticamente indeterminada.
10. Que tipo de solicitações são provocadas nas pontes rodoviárias devido à atuação das cargas moveis?
As pontes ou viadutos são feitos com a finalidade de permitir aos veículos a transposição de obstáculos (rios, vales, estradas, etc).
Os pesos dos veículos são denominados cargas úteis. O movimento dos veículos e as irregularidades das pistas produzem acréscimos nos pesos atuantes, sendo esses acréscimos chamados de efeitos de