Amor e Vida
Palavras Fiéis e Verdadeiras
(Apocalipse 22:6-21)
O
livro do Apocalipse contém uma série impressionante de visões usadas por Jesus para comunicar verdades importantes e confortantes aos seus servos. A mensagem deste livro fala principalmente aos cristãos da Ásia Menor no final do primeiro século, mas oferece, também, consolação e confiança aos servos de Deus de todas as épocas e em todos os lugares.
Os últimos parágrafos do livro, considerados nesta lição, encerram a revelação dada a João e frisam, de várias maneiras, a relevância e veracidade da mensagem. O Apocalipse, como as outras Escrituras, tem a assinatura do Senhor!
22:6 –
Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras: “Fiel” e “verdadeiro” são palavras repetidas no livro, do começo ao fim, para destacar a confiabilidade da fonte e da mensagem em si.
Jesus é “Fiel e Verdadeiro” (19:11) e “a testemunha fiel e verdadeira” (3:14; cf. 1:5; 3:7). Por isso, as palavras dele “são
6 Disse-me ainda: Estas fiéis e verdadeiras” (21:5; 22:6). palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o
O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu
Deus dos espíritos dos anjo para mostrar aos seus servos: Todo o peso da profetas, enviou seu anjo autoridade divina está atrás destas palavras confiáveis, enviadas para mostrar aos seus para consolar os discípulos. Deus usa profetas e anjos para servos as coisas que em revelar a sua palavra aos seus servos (cf. 1:1). breve devem acontecer.
As coisas que em breve devem acontecer: As mesmas palavras encontradas no início do livro (1:1) aparecem aqui no fim dele. Jesus abre e encerra esta revelação com os mesmos limites de tempo, assim exigindo que alunos reverentes procurem entender o livro inteiro no contexto da igreja primitiva. Mesmo se não conseguirmos identificar o cumprimento detalhado de todas as profecias, podemos confiar na “Fiel
Testemunha” quando diz a João e outros cristãos do primeiro século que