Amor por Contrato
Estratégia como tentativa de enganar ou superar o concorrente
O filme retrata um planejamento estratégico sólido, com uma visão de marketing avançada para superar os concorrentes e consequentemente enganá-los, buscando prosperidade nos negócios aumentando as vendas e lucratividade da empresa por trás da família. Uma cena muito interessante que devo citar é quando a responsável da empresa visita a família, e uma de suas falas menciona que os colaboradores não vendem produtos e sim um “estilo de vida”, estilo esse que passa a ser almejado pelas consumidores do condomínio.
Planejamento nas relações entre a organização e o ambiente
O ambiente onde a família é inserida estrategicamente para realizar as vendas é algo totalmente planejado pela empresa, onde o filme se passa em um condomínio luxuoso tendo seu publico alvo de classe alta, com suas necessidades de passar uma imagem de poder faz com que os negócios da família cresçam rapidamente. O filme evidencia muito bem o consumismo dessa classe, não se importando com a saúde financeira e sim com a imagem passada aos seus vizinhos.
Desafios do ambiente
O primeiro desafio foi superar os concorrentes, pois o condomínio em que a família se alocou já possuía vendedores, porem nota-se com o desenrolar da historia que essa concorrência é enfraquecida com a chegada da família, que possui melhores estratégias e controles de suas vendas e metas, em um segundo momento a maior dificuldade da “empresa” e voltada ao pessoal, onde questões de personalidade e de convívio dos colaboradores são evidenciadas mostrando-se um ponto fraco.
Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades do ambiente.
Logo nas primeiras cenas do filme e possível notar a gestora da equipe fazer uma pesquisa rápida de campo, trazendo aos demais integrantes da família, considerações importantes sobre o ambiente em que passariam a atuar em seus negócios, tais como