amnoácidos
O caráter anfótero dos aminoácidos
De acordo com os conceitos de ácido e base de Bronsted e Lowry, em um aminoácido coexistem ambas as espécies, ácidos e base.
E uma vez que ácidos e bases se neutralizam formando sal, em um aminoácido ocorrerá uma neutralização intramolecular, formado um sal interno que na verdade é uma íon dipolar denominado Zwitteríon.
Observe a seguir que a propriedade do íon Zwitteríon de reagir tanto com ácidos como com bases ajuda a manter o equilíbrio ácido- básico (Ph) do sangue e dos tecidos.
Ex: A formação do íon Zwitterion para a alanina.
A formação do íon Zwitterion para a alanina.
Um íon zwitteríon possui caráter anfótero, ou seja , é capaz de reagir com uma ácido ou com uma base.
Reação do íon zwitterion com um ácido, por exemplo, o ácido clorídrico, HCl ( aq):
Reação do íon zwitterion com o ácidos clorídrico
Reação do íon zwitteríon com uma base, por exemplo, o hidróxido de sódio, NaOH(aq):
Ligação peptídica
É a ligação formada quando ocorre reação entre um ácido carboxílico e uma amina.
Considere, por exemplo dois a-aminoácidos genéricos em que R e R` são radicais quaisquer. Essa reação pode se reverter, isto é, em meio ácido a ligação amídica sofre hidrólise originado novamente os aminoácidos.
A ser absorvido pelas plantas, o alar sofre hidrólise ( do grupo amida) produzindo ácido butanodioico e dimetil-hidrazina assimétrica ( UDMH), conforme esquematizado a seguir:
Formação de Proteínas
As proteínas são compostos formados pela reação de polimerização ( por condensação ) de um número muito grande de a–aminoácidos, dando origem a mais de 100 ligações peptídicas. A maioria das proteínas apresenta entre 100 e 10 000 unidades de a–aminoácidos -são macromoléculas (poliamidas) – e massas molares variando entre 10 000 g/mol até mais de 1
000 000 g/mol.
A hidrólise das mais diversas proteínas nos fornece um conjunto de apenas 20 a– aminoácidos diferentes, mas as combinações