Amnion
Amnio
O amnio forma um saco amniótico membranoso, cheio de líquido, que envolve o embrião e o feto. Pelo fato de o amnio esta preso as bordas do disco embrionário, depois do dobramento do embrião, sua junção com este ( futuro umbigo) fica localizada na superfície ventral. Quando o amnio aumenta de tamanho, gradativamente ele oblitera a cavidade cariônica e forma o revestimento epitelial do cordão umbilical.
Líquido amniótico
O líquido amniótico desempenha um papel importante no crescimento e no desenvolvimento fetais. Inicialmente, as células amnióticas podem secretar uma pequena quantidade de liquido, entretanto, a maior parte do líquido amniótico deriva do líquido tecidual(intersticial) materno, por difusão através da membrana amniotica da decídua pariental. Mais tarde, há difusão de liquido através da placa coriônica, proveniente do sangue no espaço interviloso da placenta. Antes de ocorrer a queratinização da pele, uma via importante para a passagem de agua e solutos do líquido tecidual do feto para a cavidade amniótica é através da pele; assim, oliquido amniótico é semelhante ao liquido tecidual fetal o líquido também é secretado pelo trato respiratório fetal e entrada na cavidade amniótica. Começando na 11º semana, o feto contribui para o líquido amniótico expelindo urina na cavidade amniótica. Ao final da gestação, cerca de meio litro de urina é acrescentado diariamente. Normalmente, o volume do líquido amniótico aumenta lentamente, chegando a cerca de 30ml com 10 semanas, 350ml com 20 semanas e de 700 a 1000 ml com 37 semanas.
Circulação do liquido amniótico
O conteúdo de agua do liquido amniótico é trocado a cada 3horas. Grande quantidade de agua passa através da membrana amniótica para o liquido tecidual materno e entra nos capilares uterinos. Também ocorre a troca de líquido com o sangue fetal através do cordão umbilical e onde o amnio está aderido á placa coriônica na superfície fetal da placenta; desta maneira, o