Amizade
Biografia
Descobridor dos fundamentos da eletrocinética – estudo das correntes elétricas –, o físico alemão Georg Simon Ohm nasceu em 16 de março de 1789 em Erlangen, Reino da Bavária. Seu pai, Johann Wolfgang Ohm, que era serralheiro, e sua mãe, Maria Elizabeth Beck, tiveram sete filhos. Porém, além de Georg, apenas dois sobreviveram: seu irmão mais novo Martin, que mais tarde tornou-se um grande conhecido matemático, e a sua irmã Elizabeth Bárbara.
Ainda na infância, teve – juntamente com o seu irmão Martin – aulas com o próprio pai, que era autodidata e que por meio de seu elevado grau de conhecimentos e sua demasiada exigência, lecionou aos filhos matemática, física, química e filosofia. Dos onze aos quinze anos, Georg Simon freqüentou o Ginásio Erlangen, onde pouco aprimorou dos seus conhecimentos técnico-científicos, face aos ensinamentos aprendidos com o pai. Tal capacidade foi logo observada por Karl Christian Von Langsdorf, um professor da Universidade de Erlangen.
Aos quinze anos, entrou para a Universidade Erlangen onde, ao contrário do que se podia esperar, passava seu tempo dançando, patinando no gelo ou jogando bilhar. Seu pai, ao saber do fato, o enviou para a Suíça para estudar e lá, em 1806, tornou-se professor de matemática numa escola em Gottstadt bei Nydau.
Em 1809, Christian Von Langsdorf deixou a Universidade de Erlangen para assumir a Universidade de Heidelberg e Ohm se interessou em voltar a ter com ele na cidade de Heidelberg, mas foi aconselhado pelo mesmo a continuar o seu curso de matemática na Suíça e a estudar os trabalhos de Euler, Laplace e Lacroix. Retornou a Erlangen, seguindo os conselhos de Langsdorf em 1811.
Seus estudos o haviam colocado num bom lugar, ao que Georg voltou para a Universidade de Erlangen-Nuremberga e, em outubro de 1811, conseguiu doutorar-se, juntando-se imediatamente à equipe matemática como palestrante. Depois de três semestres desistiu do posto por causa do conflito em manter o cargo