aminas
Composto orgânico nitrogenados, obtido através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila ou argila). Na sua forma mais simples ela é denominada de metanamida, enquanto amidas com cadeias carbônicas mais extensas são sólidas e incolores.
As aminas possuem caráter básico, sendo então chamadas de bases orgânicas Podemos encontrar esta classe orgânica em alguns compostos extraídos de vegetais, ou seja, na natureza. Os alcalóides constituem fonte de aminas, elas também podem ser produzidas na decomposição de peixes e de cadáveres. A trimetilamina é derivada dos peixes, enquanto que a putrescina e cadaverina são encontradas em cadáveres.
Além de serem responsáveis pelo mau cheiro desses corpos, são também fundamentais para a vida, pois formam os aminoácidos.
Na indústria, são utilizadas como corantes, em alguns sabões e diversas sínteses orgânicas.
O corante mais conhecido é a anilina. É um óleo incolor com odor aromático.
Algumas aminas são usadas como protetor solar como o ácido p-aminobenzóico. Também é conhecido como PABA.
Estimulantes que possuem em sua formula o composto: cafeína, anfetamina, cocaína e crack.
Elas podem ser classificadas em primarias, segundarias e terciarias, sendo proporcional ao numero de radicais orgânicos presos ao nitrogênio.
Características físicas: podem ser encontradas no estado solido, liquido ou gasoso. Encontram-se no estado gasoso as de cadeias alifáticas - cadeias carbônicas são formadas pela ligação química entre átomos de carbono e hidrogênio (os chamados hidrocarbonetos) -, e um exemplo dessa é a TRIMETILAMINA.
FORMULA MOLECULAR:
- Carbonos Primários; Cadeia Carbonica Aberta, Ramificada, Homogênea e Saturada.