Aminas
As aminas são compostos orgânicos nitrogenados, são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos (radicais alquila ou arila). Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, existem muitos estimulantes que possuem em sua fórmula o composto amino: Cafeína, Anfetamina, Cocaína e Crack.
1.1 Como podem ser classificadas:
As aminas podem ser classificadas como simples (quando os grupos alquil são iguais) ou mistas (se estes forem diferentes). Quando se usa os prefixos di e tri, indica-se que a amina é secundária ou terciária, respectivamente, e com grupos radicais iguais. Quando os grupos são diferentes, estes são nomeados sucessivamente, do menor para o maior, terminando o nome do composto com o sufixo “amina”. Algumas vezes indica-se o prefixo amino, indicando, de seguida a posição e o nome do grupo hidrocarbónico.
Amina primária Amina secundária Amina terciária
1.2 Solubilidade
Os pares de pontos sobre os átomos N nas reações químicas mostradas neste artigo representam o par de elétrons livres do nitrogênio das aminas. Estes pares também contribuem para a solubilidade de aminas simples mediante a formação de ligações de hidrogênio com moléculas de água.
1.3 Reações
Um alcano pode reagir com uma amina para formar uma amina alquil-substituída correspondente, com liberação de um ácido de halogênio. Se a amina reagente é uma amina terciária neste tipo de reação, formam-se um cátion de amônio quaternário e um ânion (ou "anião") haleto.
1.4 Uso no cotidiano:
Uma substância imprescindível para nosso bom humor, bom sono e apetite é a chamada “molécula da felicidade”, a serotonina. Presente entre os neurônios, nas plaquetas do sangue e, em sua grande parte, na parede do intestino, a serotonina apresenta as funções fenol e aminas primária e secundária.
Na indústria, as aminas são muito usadas como corantes, sendo a principal delas a anilina (amina primária), óleo