ameta
Os recursos são os gargalos que determinam a capacidade da planta. A idéia é equilibrar o fluxo da fábrica (que não e sua capacidade) para corresponder à demanda do mercado. Os gargalos não são malos (ou boas) são uma realidade. Você apenas tem que identificá-las e usá-las para controlar o fluxo do sistema. Jonah sugere identificar aqueles gargalos, e depois corta a comunicação.
A equipe gastou vários dias analisando dezenas de relatórios, tentando de calcular a demanda de cada recurso e centro do trabalham, para ser comparado com a disponibilidade - e identificar pontos de estrangulamento. Mas a informação disponível é inferior a perfeita, e percebemos que iria demorar meses para fazer os cálculos para toda a planta. Deve haver uma maneira melhor.
Finalmente encontraram dois pontos de estrangulamento, olhando para os recursos que tiveram uma grande quantidade de produtos em processo, esperando para ser usado. Um deles, a NCX-10, foi um dos mais eficientes equipamentos para a fábrica, adquiridas para substituir três máquinas, e salvando até 4 minutos por peça. O outro era um forno. Ambos estão no meio da planta, é são único no seu gênero e é impossível de mudar-los de lugar. A solução poderia ser aumentar a sua capacidade de convertê-los em não-gargalo, mas não havia dinheiro para alguma coisa.
Uma empresa é construída com um propósito; qualquer organização é composta por mais de uma pessoa. Portanto, o objetivo da organização exige esforço sincronizado de mais de uma pessoa. Cada pessoa é um elo, que depende fortemente do desempenho dos outros. A empresa pode ser encarada como um ou vários cadeias, cuja força é determinada pelo elo mais fraco. Então, para melhorar a situação da empresa, o primeiro passo é identificar as ligações (ou cadeias)