America latina
Os países que constituem a América Latina são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Os países da América Latina (América do Sul) foram marcados por uma história de colonização, exploração, escravidão e de muita luta e resistência. A conquista da liberdade e da independência gerou conflitos, revoltas e revoluções até essas nações tornarem-se autonômas e terem seus direitos reconhecidos e respeitados pelos países europeus.
Um traço marcante dos países latino-americanos é a sua diversidade e riqueza cultural característica dessa região. Resultado do contato entre diversos povos, gerando um processo denominado aculturação, ou seja, uma relação de troca, de influência e aprendizagem entre povos com culturas diferentes (língua, costumes, hábitos, religião). Além do mais, a miscigenação também foi um dos fatores que colaboraram para esse multiculturalismo típico dos países da América Latina.
Um exemplo disso são as varias celebrações e os festejos populares espalhados por esses países e que fazem parte do calendário oficial. Muitas dessas comemorações chamam a atenção pela beleza, pela criatividade, pela organização e por mobilizarem milhares de pessoas para a realização desses eventos.
As festas populares além de terem um caráter simbólico, também é uma maneira de se preservar a história e as tradições de povos que ainda hoje anseiam por serem ouvidos, respeitados e valorizados!
Religiosidade popular e festa junina
As festas juninas assim são chamadas por ocorrerem no mês de junho. Mais apropriado seria denominá-las festas joaninas, pois comemoram o 24 de junho, dia que o calendário litúrgico da Igreja Católica dedica a São João Batista. Reza a tradição que, naquela data, teria nascido o primo e precursor de Jesus, fruto do casamento entre Isabel, parente de Maria, e Zacarias, sacerdote judeu do Templo de Jerusalém.
João era, de