america central
A América Central é a parte do continente americano que une a América do Sul a América do Norte. Ao norte é limitada pela Península de Iucatã (México) e ao sul pela Colômbia a oeste com o oceano Pacífico e a leste com o mar do Caribe (oceano Atlântico). Tem a extensão de 523.000 km2 e compreende sete países: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. É dividida em duas partes: Ístimica (parte continental que liga a parte sul com o norte da América) e Insular (ilhas).
Além disso, há os países insulares do mar do Caribe: Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Porto Rico, Dominica, Santa Lucia, São Cristóvão e São Vicente.
Relevo
A América Central é uma área montanhosa e uma das regiões com maior número de vulcões ativos. O relevo sobe abruptamente da estreita região costeira do oceano Pacífico para as cristas das montanhas e desce gradualmente para uma vasta região que se estende ao longo do mar do Caribe. O canal do Panamá liga os oceanos Atlântico e Pacífico.
Hidrografia
Os rios de maior curso da América Central desembocam no Caribe, enquanto os menores desaguam no Pacífico. Há três grandes lagos: Nicarágua, Manágua e Gatún.
Clima
A variação da temperatura é maior em relação à altitude do que à latitude. Distinguem-se três zonas climáticas principais: a chamada terra quente, que engloba regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; a terra temperada, que abrange regiões de 915 m a 1.830 m; e a terra fria, que abrange regiões de até 3.050 m aproximadamente. As costas caribenhas têm um regime de chuvas bem distinto do da costa do Pacífico.
A secura relativa das encostas do litoral do Pacífico se deve à presença de ar frio estável, produzido pela corrente fria da Califórnia, que impede a absorção do vapor da água, reduzindo as possibilidades de precipitação. Já os efeitos da água temperada do mar do Caribe permitem que o ar absorva a umidade, que