Ameaça Virtual
PALAVRAS-CHAVE: tecnologia, novas tecnologias, globalização, cultura organizacional, ambiente empresarial, gestão organizacional, ética, visão capitalista, comunicação digital, aldeias globais, organização flexível, taylorismo, fayol, liderança.
O filme “ameaça virtual” abre portas para vários tipos de análises, pelo fato de se passar em um cenário recente e globalizado. O filme conta a história de um jovem que vai trabalhar em uma gande empresa de tecnologia (corporação de softwares), e ao longo do enredo descobre que a empresa usava de práticas anti-éticas e crimes para possuir sempre os melhores softwares e tecnologias. A partir deste ponto já podemos estabelecer uma relação entre a empresa e a globalização e suas consequências. A globalização e o uso de novas tecnologias provocam, dentre outras coisas:
- maior competitividade
- exigência de maior qualificação dos programadores
- modificação do ambiente empresarial
- modificação da gestão organizacional
Devido à maior competitividade, a empresa N.U.R.V faz questão de sempre contratar os melhores profissionais. Além disso, chega até mesmo a fazer uso de práticas anti-éticas. A ética também é um assunto muito tratado no filme e citado em um dos textos, que diz que esta muda no cenário do capitalismo com a ética do lucro. A questão do ambiente empresarial é claramente apresentada no filme, que mostra estruturais tais como creches para os filhos dos funcionários e ambiente mais dinâmico.
O projeto que a empresa desenvolve ao longo do filme se constitui em um sistema que pretende unir todas as formas de comunicação digital do mundo. Isso mostra claramente a questão da globalização, do mundo globalizado e das aldeias globais, uma vez que o objetivo é unir estes meios de comunicação e isso acaba encurtando distâncias através da tecnologia.
A organização mostrada no filme é vista como flexível, ou seja, possui capacidade de adaptação rápida de