Ambiente Virtual De Aprendizagem Politicas Educacionais
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
Nome: Nathália Daminelli de Santo
RA: 1299677491 - 7º NA Pedagogia
Anhanguera Educacional
Unidade Santo André
ANO 2015
Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.
Conforme temos observado no panorama educacional, e na Constituição federal de 1988, notamos que a qualidade da educação no Brasil, a universalização do atendimento escolar e a valorização dos profissionais do ensino estão interligados na Constituição Federal at. 206, 208,2014, que valoriza os profissionais e garante o padrão de qualidade com o acesso ao ensino obrigatório e gratuito.
Porém não é que vemos acontecer hoje. O que vemos acontecer é a desvalorização do profissional, condições nem sempre adequadas de trabalho, remuneração baixa, muitas vezes uma carga horária elevada.
Há muito que evoluir ainda.
Nesse aspecto, destaca- se a questão de que 1,8 milhões de crianças entre 4 e 11 anos estão fora da escola , isso que na ementa constitucional 59 diz que a oferta do Ensino público é gratuita, e tornou-se obrigatória , os governos precisam-se adaptar as novas regras até 2016, porém creio ser algo difícil a ser alcançado, pois o número de crianças é alto, e como mostra na noticia 12 de outubro para atingir a meta é necessário que mais de mil crianças por dia ingressem na escola.
Precisamos levar em consideração que não basta apenas colocar essa quantidade de crianças nas escolas. Precisamos rever a qualificação dos profissionais, reconhecer o seu potencial e dedicação, dando a eles as devidas condições de trabalho.
Portanto, não adianta existir uma legislação que cita a qualidade do ensino, quando sabemos que a mesma não é aplicada.
Enquanto houver