Ambiente Natural
Restrição de Insumos ao Ambiente Natural
Por que a variável é crítica
Esta variável é crítica porque os recursos naturais (ou capital natural) podem ser mantidos ou “depreciados”, mas nunca, aumentados. Em anos recentes, a preocupação com a sustentabilidade tem se deslocado da preocupação da escassez de recursos naturais exauríveis para a capacidade limitada de prestação de serviços pelos recursos naturais renováveis. Essa mudança decorre da crescente preocupação com os efeitos climáticos causados pela poluição da atmosfera. A capacidade de absorção dos poluentes pelo meio ambiente pode estar chegando ao seu limite, com consequências incertas para a humanidade.
Histórico da Variável
De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), pelo menos 780 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável.
As projeções para o ano de 2050 também são alarmantes. Enquanto a população mundial vai saltar dos atuais 7 bilhões para 9 bilhões, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que o aumento na utilização de água será da magnitude de 55%. Dessas pessoas, em torno de 40% viverão em regiões de severo estresse hídrico.
Tendências e Projeções
A busca da racionalização no uso de água, energia e insumos já faz parte das prioridades estratégicas de muitas empresas. Uma das consequências disso tem sido a valorização dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), fundamentais para manutenção da competitividade.
Possíveis Consequências
Com a preocupação ambiental em destaque mundial, as empresas de tecnologia deverão, cada vez mais, pensar seu produto de serviço de forma sustentável.
Escassez de matéria prima
Por que a variável é crítica
A quantidade de fabricação de cerveja no Brasil, gerou uma alta procura de matéria-prima para abastecer a produção das indústrias maiores e as microempresas de cerveja artesanais, que utilizam pequenas demandas para o funcionamento de seu negócio.
Histórico da Variável
Há