ambiente empresarial artesanatp
658 palavras
3 páginas
Ambiente empresarial do artesanato de madeiras da mata atlânticaO ambiente empresarial desse mercado de artesanato não se apresenta muito forte até hoje no Brasil. A maioria dos locais de produção de artesanato são constituídas de membros familiares de baixa renda, na maior parte delas comunidades, portanto não passa de uma produção comunitária. Entre as medidas que foram cabidas para causar um impacto positivo nesse mercado empresarial de pessoas que muitas vezes não possuem outra forma de obter uma renda foram criadas as APL’S (Arranjos produtivos locais) do artesanato, APL são aglomerações de produções comunitárias que visam manter vínculos de cooperação e aprendizagem, localizando-se próximas geograficamente entre si.
. Porém as APL’S não possuem tanta proatividade quanto aparenta principalmente quando se trata do artesanato em nosso país.
Entre as instituições que apoiam esse grupo de APL’S podemos citar no setor empresarial: Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do AM. – FAMPEAM, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP, essas são alguns dos órgãos responsáveis pelo ambiente empresarial do artesanato pelo território brasileiro.
A qualificação profissional é essencial para um artesão, isso ainda é um grande dogma da sociedade devido à falta de acessibilidade disponível para o artesão, as APL’S procuram resgatar uma mão de obra com maior infraestrutura e desenvolvida, sua efetividade vem sendo questionada devido à difícil acessibilidade dos órgãos para o artesão. Existe um elevado grau de comércio informal de tradição no território brasileiro e esse sistema informal também se liga ao artesanato, o SEBRAE procura formalizar esse trabalho.
O grande movimento de turistas com a vinda de grandes eventos internacionais como a copa do mundo e as Olimpíadas deve ser uma ótima oportunidade para esse mercado. Os turistas procuram levar lembranças como vasos, jarras e