5 semestre Ciencias Contabeis Unopar
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13 http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npc27.htm 13
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordados conceitos básicos sobre a importância na gestão industrial. Qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte.
Devido à importância de se conhecer os conceitos teóricos para posteriormente aplicá-los na prática, as empresas estão cada vez mais exigindo o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle. Tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.
DESENVOLVIMENTO A Contabilidade Industrial trata-se e identifica no processo de produção os vários centros de custos que contribuem para o produto final. Custos de mão de obra, custos energéticos, custo da matéria prima e de bens subsidiários, custo de transportes, ou por outra via, os custos de cada fase da fabricação, como custo de produção, da tintagem, da embalagem, da comercialização, do marketing e etc. Só através desta contabilidade é que se sabe qual o custo final do produto, onde é possível reduzi-lo para torná-lo mais competitivo.
A contabilidade industrial não forma uma ciência autônoma, é apenas o estudo da contabilidade aplicada às indústrias. Assim sendo, poderíamos conceituar a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com fenômenos patrimoniais das empresas industriais. Sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos fabricados. Uma vez calculado os custos de cada centro de custo (produtivo ou auxiliar), é necessário transferir tais custos aos produtos. Então, o fato da