Ambiente econômico econômico holandês no séc xviiulo
2453 palavras
10 páginas
Ambiente econômico holandês no século XVII: a mania de tulipasRenata Karoline Polo
RESUMO:
Palavras-chave: tulipamania; bolha; monetária; especulação; Holanda;
INTRODUÇÃO
Ao procurar o termo “tulipmania”, encontra-se uma definição a respeito de uma questão especulativa curiosa que ocorreu na Holanda no século XVII (DICTIONARY OF ECONOMICS) por causa de bulbos de tulipas.
Um especialista atual sobre a Mania de Tulipas (GARBER, P.), indica que essa febre por tulipas não foi somente uma mania. Em sua concepção, o aumento exorbitante nos preços das tulipas poderia ser explicado pela questão de oferta e demanda – um dos princípios básicos de economia. As raízes das tulipas eram difíceis de serem encontradas, por serem difíceis de reproduzir e também pelo excesso da demanda. Por isso, de acordo com o Princípio de Oferta de Demanda (MANKIW, 2011), os preços dos bulbos aumentaram.
De acordo com estudos recentes, (French) Garber admite que “o aumentos e o colapso dos preços relativos dos bulbos comuns é a característica extraordinária dessa fase da especulação". Além disso, o autor indica que a Peste Bubônica seria uma causa possível para a tulipa mania.
"Embora o surto dessa praga possa ser uma pista falsa, é concebível imaginar que a ameaça de morte trazida por essa epidemia possa ter estimulado a jogatina, a bebedeira e a farra".
French apud Garber
De acordo com uma outro historia econômico, a tulipamania pode ser referida como o ponto mais considerável da historia de todas a bolhas financeiro-especulativas (KINDLEBERGER, C.). Além disso, segundo o autor, a oferta de moeda na Holanda no século XVII não sofreu um aumento inesperado e intenso para que assim uma bolha especulativa fosse criada. Porém, o artigo aqui apresentado apresentará evidências opostas ao que Kindleberger acredita. Apresentar-se-á que a oferta monetária teve aumento no período e foi o principal causador da Febre das Tulipas.
PRÉ-BOLHA
Tempos depois da queda o Império mais