Ambiente dos Negócios no Brasil
1 CONCLUSÃO 11
INTRODUÇÃO
A burocracia é um sistema composto de regras e procedimentos importantes para orientar a sociedade. Contudo, em excesso, ela se torna extremamente prejudicial ao desenvolvimento econômico do país em um todo, diminuindo a competitividade.
Sabemos que no Brasil esse é um problema crônico, afetando o empresário não só no seu dia a dia, mas também no processo de início e eventual encerramento de uma empresa.
Foram avaliados os procedimentos e custos associados ao processo por cada unidade da federação do Brasil, com o objetivo de identificar as dificuldades e custos enfrentados na fase mais sensível do processo de abertura de empresas.
O país ainda tem muito a avançar na desburocratização. O processo de abertura de empresas no país é hoje uma verdadeira peregrinação entre órgãos, pouco transparente e muito custoso.
Hoje o brasil vem sofrendo menos que os outros países com as quedas existentes nas bolsas de valores, títulos à venda, bruscas variações nas cotações de moedas e outros sustos, mas isso ocorre devido a economia estar com bases mais solidas, assim sofrendo menos do que em outras crises que abalam o mundo a cada dia. No universo macroeconômico, o pais esta bem, asseguram autoridades econômicas. Mesmo com esta base resistente o Brasil tem um longo caminho a percorrer para melhorar o ambiente de negócios no universo microeconômico.
Existe uma longa e variedade lista de dificuldades microeconômicas, de impacto negativo sobre o avanço da economia: Dados do banco Mundial (Bird) revela que, em função da estrutura tributária, uma empresa só consegue seu registro de abertura no Brasil em cerca de 150 dias (cinco meses). Estima-se que foram abertas nos últimos anos no país cerca de 470 mil novas empresas formais por ano, num total de