ambiente dos negocios no brasil
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Formação Social, Histórica e Política do Brasil; Antropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social; Metodologia Científica.
Professores: Gleiton Lima; Giane Albiazzetti;
Rosane Malvezzi; Rodrigo Trigueiro.
Tutora de sala: Tutor eletrônico:
MOBILIZAÇÕES BRASILEIRAS
Em 2013 ocorreram diversas manifestações populares nas ruas de várias cidades brasileiras, iniciando o foco pelo aumento de vinte centavos no transporte público, mas as reivindicações foram muito além disso: transparência política, saúde e educação de qualidade.
Embora muitos julguem os protestos de forma negativa, pois atrapalham o trânsito e, algumas vezes, geram confusão, de uma maneira geral, eles trouxeram resultados positivos. Um deles foi a diminuição das tarifas de ônibus, barcas e metrô em vários estados. Outro foi a derrubada da proposta de emenda constitucional trinta e sete, conhecida como "PEC da impunidade". As reivindicações se ampliaram com maior número de pessoas e novas reivindicações surgiram, devido a forte repressão policial contra as passeatas, levando grande parte da população a apoiar as mobilizações.
Fazer manifestação foi a forma de o povo expressar a insatisfação com os serviços e gastos públicos, indignados com a corrupção política em geral.
No Brasil, os políticos muito usam a expressão “justiça social” dizendo que possuem a “fórmula mágica” para acabar com as desigualdades que atingem nosso país, fazendo com que o povo acredite neles, principalmente agora com o governo petista, considerado paternalista, ou seja, atende às necessidades do marketing governamental, o que traz resultados imediatos o suficiente para a conquista de votos nas eleições, levando a dependência do povo em relação ao Estado, como o bolsa família.
JUSTIÇA SOCIAL DE