Ambiente de Trabalho
De forma simplificada, pode-se afirmar que o ambiente competitivo, onde as organizações atuam, influencia diretamente as estratégias da firma e, por conseguinte, o desempenho e sobrevivência destas instituições no mercado. Por outro lado, este ambiente competitivo é influenciado pelos ambientes tecnológico (paradigmas tecnológicos), institucional (sistema legal, regulamentação e políticas) e o ambiente organizacional formado pelas organizações corporativistas e demais associações e políticas setoriais privadas presentes e consolidadas.
De acordo com o quadro 4 (figura 1), o ambiente competitivo de uma indústria é composto por quatro características básicas, quais sejam: o ciclo de vida da indústria, a estrutura da indústria, os padrões de concorrência e as características do consumo adotadas nesta indústria.
Em comparação a um ser vivo que nasce, cresce, envelhece e morre, uma indústria também tem o seu ciclo de vida, que é ligado ao ciclo de vida do produto ou serviço que ela oferece. Ao longo desse ciclo, cada fase apresenta características diferentes e oportunidades totalmente distintas para as empresas. Comumente, observam-se as seguintes fases nesse ciclo: o surgimento da indústria devido à descoberta de uma nova tecnologia, necessidade ou oportunidade; a fase em que essa indústria é emergente5 , na qual os clientes ainda estão descobrindo a indústria e ela apresenta grande crescimento; a fase madura, na qual as inovações diminuem e a quantidade de clientes e de empresas se mantém praticamente fixa; e a fase do declínio, na qual ocorre queda de vendas e lucratividade grande importância para a aqüicultura. A espécie apresenta requisitos típicos preferidos pelo mercado consumidor, tais como carne branca de textura firme, sabor delicado, fácil filetagem, ausência de espinhas em "Y", além das características produtivas desejáveis para a criação – alta taxa de
crescimento,